terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Comparsas com direito a prémios próprios e alterações ao regulamento



O executivo socialista levou a reunião de câmara uma alteração  às normas e regulamento do desfile de Carnaval. A principal alteração visa a introdução de mais prémios nomeadamente para  as espanholas Comparsas, cujo valor total aufere os 1850 euros.
As comparsas nunca fizeram parte do nosso carnaval.  Daquele que é típico de Caminha e que se pautava pela espontaneidade com que os grupos se juntavam para preparem as suas máscaras e que depois, aparecendo no terreiro percorriam diversas ruas, nomeadamente a conhecida “ Rua Direita “ de Caminha. Com a introdução destas comparsas, que mais não são do que uma imitação de outros carnavais o nosso cortejo de Carnaval “ castiço  “ jamais entrará na Rua direita, porque os camiões que acompanham estas comparsas não cabem naquele local.
Hoje em dia, devemos primar pela diferença e pela qualidade. E a nossa diferença reside na nossa tradição e o que mais nos distingue de todos os outros carnavais que é o facto de ser único, espontâneo e que apela à imaginação das pessoas.
A discrepância de valores para aqueles que usem a imaginação e criatividade e as comparsas já tão profissionais mostra que estão a tentar mercantilizar o nosso carnaval.
Já só falta verificarmos no dia, que afinal vêm só três ou quatro comparsas, e que arrecadam os prémios destinados e alterados em reunião de câmara . 
Coincidência ?
Lamentamos que  queiram a comercialização do nosso carnaval, levando assim ao desvirtuar do que de mais puro e divertido havia em Caminha...o carnaval castiço genuíno e tradicional.
Mais lamentamos que esta decisão tenha sido tomada unilateralmente, sem direito a diálogo nem opinião e imposta por este executivo, com base na sua maioria.


CPS – PSD Caminha

Sem comentários:

Enviar um comentário