quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reunião descentralizada - Argela

Hoje, 26 de novembro, comparecemos em mais uma reunião descentralizada, que contou com a presença de todos os vereadores do PSD. 
O partido socialista raramente consegue juntar todos os vereadores para irem às reuniões descentralizadas, tendo faltado a esta, como começa a ser habitual, o vereador Rui Teixeira.
É nestes pequenos pormenores que se vê quem realmente respeita a população do concelho de Caminha. Não fomos os promotores destas reuniões, é verdade, mas quando nos foi proposto, dissemos logo que sim e temos respeitado cada freguesia, fazendo um esforço enorme para nunca faltar às reuniões descentralizadas, porque queremos ouvir as pessoas.
Vamos para estas reuniões de peito aberto, ouvindo as coisas boas e más, mas acima de tudo, respeitando todas as opiniões.
A reunião iniciou com a intervenção da presidente da Junta de Freguesia que abordou diversos temas relacionados com a mesma.
Outros munícipes falaram de assuntos relacionados com o IMI, falta de limpeza dos caminhos, de regos foreiros, estradas com o piso em estado de degradação e a possibilidade de se proceder ao saneamento na freguesia.
É importante que estas reuniões sirvam também para conhecermos de forma mais aprofundada as freguesias que visitamos e por isso fazemos aqui uma pequena resenha. 
“ Argela é uma freguesia bastante rural, que cativa aquelas pessoas que buscam esses aspectos de ruralidade e onde a natureza não perde a sua majestade(...). É extensa em termos de espaço físico, face às áreas florestais que possui, mas o seu aglomerado urbano atende apenas a cerca de 500 pessoas.
Argela, tem pelo menos seis lugares: Alvariça, Viso, Colarinha, Bouças, Castelo e Fiais, que já figuravam nas Memórias Paroquiais de 1758, à excepção de Alvariça.
 Construída, ou reconstruída, no século XVIII, a Igreja Paroquial apresenta planta retangular com uma só nave e capela-mor. Do lado norte, poliram-lhe  a sacristia e do lado sul, existe uma torre com quatro sineiras.
A capela da Senhora da Piedade, era no século XVIII, chamada de capela de Santa Cruz. Com uma construção ampla, de forma retangular, possui nave e capela-mor, unidos por um arco cruzeiro de meia volta.
A freguesia também é dotada de alguns cruzeiros e alminhas. No lugar da Alvariça, há um cruzeiro característico, quer pela antiguidade (1517), quer pela emoção estética que desperta. Em frente, existe um nicho de S. Bento e ao lado, as alminhas da Alvariça.
 A Veiga de Argela, junto ao Caminho das Praias, que se encontra à margem esquerda do Rio Coura, é sem dúvida uma daquelas que, a par das suas terras férteis e das belezas ribeirinhas do Rio Real e do Rio Coura, merece a atenção de tantos que com ela se inter-relacionam. Desde a atividade laboral, na agricultura e pastorícia, ao lazer, com pesca artesanal, banhos de rio ou passeios à beira-rio. São momentos a levar em conta por aqueles que não dispensam esses momentos de lazer. Zona sem qualquer tipo de agressão paisagística, porque ali a mão do homem só planta e só colhe, por força de um PDM - Plano Diretor Municipal que , sem dúvida bem aplicado.

Argela tem vistas panorâmicas observadas de vários pontos da freguesia sobre o Vale do Coura e o Vale do Minho, donde se avistam, também; o Oceano Atlântico, Caminha e Camposancos da província espanhola da Galiza (aí sobressaindo-se o Monte de Santa Tecla), com o Rio Minho por testemunha a separar os dois países . “ *


*Fontes consultadas: Caminha e  seu Concelho, Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias -Autarcas do Séc. XXI, Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo.

1 comentário:

  1. Concordo perfeitamente com o teor deste artigo. Fui autarca, tenho-o sido pontualmente e sei o que é ESTAR JUNTO DA POPULAÇÂO, principalmente daqueles que confiaram em nós o seu voto.
    Lamento que muitos autarcas não tenham o mínimo de sensibilidade para o serem. Não me espanto, pois nunca vi um pinheiro dar uvas.
    Cada vez gosto mais daquele provérbio: "À mulher de César não basta sê-lo. Tem de parecê-lo.

    ResponderEliminar