terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ao fim de um ano de gestão socialista o Município de Caminha desce do lugar 42º obtido em 2013 para o lugar 160º no ano de 2014"



Segundo uma notícia vinda a público no passado dia 7 de novembro sobre a classificação no Índice de Transparência Municipal (ITM), uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), cujos resultados são agora conhecidos, podemos constatar que Caminha desceu do lugar 42º , deixado pelo executivo anterior, para a posição 160 º , agora na gestão do partido socialista liderado pelo Dr. Miguel Aves.
Estas notícias só vêm demonstrar que agora a Câmara Municipal de Caminha se tornou numa espiral de falta de transparência onde já nem a população pode ter acesso a informações relevantes sobre a estrutura da autarquia, atos de gestão, contratação pública, urbanismo entre outros.
Aos próprios vereadores da oposição é-lhes vedado o acesso à informação financeira, não lhes são respondidos os requerimentos relativos a estas questões, e mais grave, agora, o atual executivo socialista já nem se digna a demonstrar-lhes os fundos disponíveis para as atividades e prestações de serviços que pretende levar a cabo, fazendo tudo em segredo.
Com tanto segredo, esperemos que não se voltem a enganar na atribuição de rubricas, tornando procedimentos ilegais que podem levar à sua nulidade, como já aconteceu há cerca de um mês e que obrigou a que uma dita proposta tivesse de ser retirada da ordem de trabalhos na respetiva reunião de Câmara. Tal facto deveu-se à incompatibilidade entre o serviço a prestar e a rubrica disponibilizada. Será que têm medo de revelar mais erros primários destes?
Ou se mostram as rubricas e os fundos disponíveis para cada uma das propostas apresentadas ou então manter-se-á este clima de falta de transparência e clareza que tem assolado as contas do nosso município.
O que será que tanto tentam esconder?
Grave também são a quantidade de atividades culturais que surgem, são realizadas e a respetiva cabimentação não aparece. Estamos perante um cenário caótico que tem atirado o nosso munícipio para o fundo de todos os rankings nacionais, depois do anterior executivo nos ter colocado no top dos rankings dos municípios melhores pagadores e com melhor índice de qualidade de vida.
Outra nota importante desta informação que foi tornada pública é que 7 dos dez munícipios que revelam falta de transparência são municípios liderados pelo Partido Socialista. Percebemos assim que a estratégia é basicamente a mesma.
Temos vindo a alertar para o facto de este executivo ter tornado a Câmara Municipal de Caminha na verdadeira Casa dos Segredos e estes dados prestados pelo ITAC vêm dar-nos razão. O atual executivo já só mostra e dá realce às notas de imprensa preparadas pelo laboratório de comunicação e imagem criado por eles.
Terá sido este conceito de “mais e melhor para Caminha” apregoado pelo Dr. Miguel Alves e companhia em plena campanha eleitoral?
CPS - Psd Caminha

Sem comentários:

Enviar um comentário